-
Postado por: Carlos Henrique
Data: 07/08/2025Carta aberta
Brasil deveria publicar
carta aberta a Trump
nos jornais americanosEstou curioso pra saber por que o governo Brasileiro não publica uma carta aberta a Trump na terceira página dos principais jornais americanos. E, quem sabe, também em alguns países democráticos, como Canadá, Inglaterra, França e Alemanha. Quando nada, isso pode ter grande repercussão favorável a nível internacional.Se Trump não admite ouvir, pelo menos vai ficar clara para o povo americano a disposição brasileira de negociar, sem se submeter a tamanha patifaria. Que os americanos vão pagar fortunas pelo café aguado que consomem. Ou pelos hambúrgueres. Vão também vão perder milhares de empregos. E que Trump não poderá dizer que não sabia.
Isso lembra uma história que me foi contada pelo saudoso Velho Dió. Dizia ele que um velho seringalista acreano passava as tardes jogando dominó na praça da vila na qual vivia com Mariazinha, bela, jovem e fogosa cabocla. Que ocupava as tardes livres com outros jogos, mais divertidos, na companhia de um magano da região.Os amigos do velho sabiam disso e se indignavam. A ponto, de numa dessas tardes, levar o seringalista para um flagrante da traição de Mariazinha, o que de fato aconteceu. O velho disse então à mulher: -”Mariazinha, minha filha. Arrume suas coisas e vá embora”.- Eu sabia – continuou - que você me traia, mas não me importava. Sou um velho. Não posso lhe atender como sua juventude exige. Sabia que todo o mundo sabia. Mas também não ligava. O problema, agora, é que todo o mundo sabe que eu sei. Isso me obriga a tomar uma providência.Sidônio Palmeira já deve ter pensado nisso. O Brasil precisa levar – em tom respeitoso, embora firme - seus argumentos ao conhecimento de Donald Trump. O presidente americano lé os jornais, embora prefira pautar-se pelas redes sociais. Ele tem, sim, informações sobre a realidade do comércio com o Brasil, mas insiste em atribuir credibilidade às falsas denúncias de Eduardo Bolsonaro e seu protetor, o poderoso secretário de Estado, Marco Rubio.
É claro que isso não convence a ninguém, mas, como o velho seringalista, Trump não se importa e até se diverte com a absoluta imprevisibilidade que dissemina por todo o mundo. Com a publicação da carta aberta, os americanos ficarão sabendo que ele, afinal, sabe. Daí não poderá mais continuar a esquivar-se.É evidente que a oposição vai chiar, até porque os governadores bolsonaristas precisam encontrar desculpas por seu imobilismo: não podem condenar Trump sem ofender Bolsonaro, mas precisam dar uma satisfação aos eleitores nos estados. Não tem como dar certo. O que, na verdade, esperam é que o tempo passe rapidamente e Bolsonaro seja logo julgado, condenado e preso.
O ex-presidente sabe disso. E joga as últimas fichas nas sanções ao Brasil. Isso está tão claro que os parlamentares que ocuparam as mesas diretoras dos plenários da Câmara e Senado exigiram que seja pautado o projeto de anistia, “para que possamos voltar a trabalhar em pautas que interessam ao Brasil”.

Comente!!